ASCENSÃO PLANETÁRIA

AMIGO LEITOR!!! Nossa missão aqui é apenas de divulgar a "Ascensão" do Planeta Terra e dos seres que nele habitam. Não temos a menor intenção de impor ou convencê-lo de qualquer assunto aqui tratado. Deixamos claro que não se trata de nenhuma seita ou religião e também não discriminamos ninguém, quer seja por raça, partido, opção sexual ou religiosa. A principal intenção é de informar, ao amigo leitor, sobre temas e assuntos que, em nossa opinião, entendo serem tão importantes e necessários, e que num futuro muito próximo, poderá lhe ser útil. Pedimos apenas que use seu discernimento o máximo que puder, meditando, analisando e, por que não dizer, questionando o que aqui vier a ler…. SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS E FIQUEM NA LUZ !!!

DEUS – SEGUNDO SPINOZA

 

Para pensar e refletir…

Einstein quando perguntado se acreditava em Deus, respondeu: “Acredito no Deus de Spinoza, que se revela por si mesmo na harmonia de tudo o que existe, e não no Deus que se interessa pela sorte e pelas ações dos homens”.

DEUS SEGUNDO SPINOZA

“Pára de ficar rezando e batendo o peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida.

Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.

Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa.

Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.

Pára de me culpar da tua vida miserável: Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau. O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria.

Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.

Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho… Não me encontrarás em nenhum livro! Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?

Pára de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.

Pára de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz… Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio.

Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti?

Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez?

Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade?

Que tipo de Deus pode fazer isso?

Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.

Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti.

A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.

Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso.

Esta vida é o único que há aqui e agora, e o único que precisas.

Eu te fiz absolutamente livre.

Não há prêmios nem castigos. Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro. Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.

Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho.

Vive como se não o houvesse.

Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir.

Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei. E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não.

Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste… Do que mais gostaste? O que aprendeste?

Pára de crer em mim – crer é supor, adivinhar, imaginar.

Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti.

Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.

Pára de louvar-me!

Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam.

Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo.

Te sentes olhado, surpreendido?… Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.

Pára de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim.

A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas.

Para que precisas de mais milagres?

Para que tantas explicações?

Não me procures fora!

Não me acharás.

Procura-me dentro… aí é que estou, batendo em ti.

Baruch Spinoza.

________________________________________________________________________________________________

As sábias palavras são de Baruch Espinoza , e acredite, essas palavras foram ditas em pleno Século XVII. Continuam verdadeiras e atuais até a data de hoje.

Se tens um tempinho… segue uma breve biografia…

Baruch Spinoza ou Espinosa, ou Espinoza (1632-1677) nasceu em Amsterdã, Holanda. John Locke nasceu no mesmo ano. Spinoza era de uma família tradicional judia, de origem portuguesa. Sua família emigrou porque os judeus estavam sendo perseguidos. Seu pai era um comerciante bem sucedido e abastado. Spinoza gostava de estudar e ficava na sinagoga. Era um dos melhores alunos. Aprendeu a Bíblia Sagrada e o Talmund. Então foi para uma escola particular, onde conheceu o latim. Pôde então ter um estudo mais abrangente. Leu sobre a identificação de Deus com o universo, sobre a associação da matéria com o corpo de Deus. Se interessou muito pela filosofia moderna, como Bacon, Hobbes e Descartes. Então foi acusado de heresia, por se mostrar irredutível em suas opiniões.

Spinoza fez uma análise histórica da Biblía, colocando-a como fruto de seu tempo. Critica os dogmas rígidos e rituais sem sentido nem poder, bem como o luxo e a ostentação da Igreja. Por suas opiniões, um homem tentou matá-lo com um punhal. Escapou graças à sua agilidade. Ofereceram uma pensão para ele manter fidelidade à sinagoga e Spinoza recusou. Foi então excomungado, em 1656. Amaldiçoaram-no em ritual. Depois disso, viajou pela Holanda. Os judeus não falavam com Spinoza, mas os cristãos sim. Apesar disso, não se converteu ao cristianismo. Seus familiares quiseram deserdá-lo. Lutou pela herança do pai e ganhou a causa. Mas recusou a recebê-la, só queria fazer valer seus direitos.

Spinoza era meio frágil, pois seus pais eram tuberculosos. Viveu uma vida modesta, frugal e sem grandes luxos. Se sustentava com algumas doações e com o dinheiro de polidor e cortador de lentes ópticas. Mantinha uma relação com amigos e admiradores, e discutia suas idéias. Se correspondeu bastante. Era de altura mediana, pele escura, cabelos escuros e encaracolados e feições agradáveis. Segundo Colerus, se vestia descuidadosamente. Suas principais obras são: Tratado político, inacabado; Tratado da correção do intelecto; Princípios da Filosofia Cartesiana; Pensamentos Metafísicos;que veio de curso particular que deu sobre Descartes, e sua obra prima: Ética Demonstrada pelo método geométrico. Algumas obras suas foram incluídas no Index de livros proibidos. Foi preso sob acusação religiosa e morreu na prisão, aos quarenta e quatro anos.

A vida de Spinoza foi marcada pela sua concepção de Deus. No Tratado teológico político defende uma interpretação da Bíblia diferente da visão dogmática de judeus e cristãos. Diz que a Bíblia está no sentido figurado. Spinoza atacou a falsa noção que se tem de Deus e da espiritualidade. Mair tarde, identificou isso como um erro da mente diz como escapar no Tratado da correção do intelecto. Ainda no Tratado teológico político, diz que as massas tendem a associar Deus com fenômenos extraordinários, que não ocorrem comumente na natureza. O ponto principal do pensamento de Spinoza é a comunhão entre Deus e a natureza. Spinoza critica a religião porque ela está alimentada pelo medo e a supertição. Devemos fazer uma interpretação racional da Bíblia. A diferença entre filosofia e religião é que a primeira busca a verdade e a sugunda precisa da obediência para ser realizada. Spinoza saiu da sociedade. Desde que foi excomungado, viveu à parte. Isso implica buscar vivências incomuns às galerias. Spinoza buscou a espiritualidade racionalista, é profunda sua cultura e é clara sua visão de assuntos que estão fora da subjetividade, e envolvem um conhecimento complexo, conhecimento este que nos dias de hoje são marcado pela banalização cultural e a ideologia deturpada pelas derrotas sucessivas. Desse modo , Spinoza, numa época ainda pura nos conceitos, fala de Deus, da alma e da mente. A religião e o Estado devem estar subjugados à eles. Spinoza não acreditava na divindade de Cristo, mas o colocava como o primeiro entre os homens. Spinoza, na mesma época que Locke, defendeu o liberalismo político. Para ele, direitos naturais são as regras do ser. Somos forçados a obedecer as leis naturais, que são divinas e eternas. A ajuda mútua é necessária e útil. Sem ela, os homens não poder viver confortavelmente nem cultivar seus espíritos. O objetivo do Estado não deve ser tirânico (como em Hobbes) mas libertário. O direito natural em Spinoza é compatível com a democracia: é nas grandes massas que a natureza humana melhor se manifesta

Anúncios

214 pensamentos sobre “DEUS – SEGUNDO SPINOZA

  1. Nooooossa Gerson adorei!!!!!!!! É isso mesmo!!! vou compartilhar!!! um abç

  2. Sim Cyana… é lindo mesmo !!! Sem perceber, há muito tempo que penso assim.. mas nunca conseguia expressar assim em palavras como Spinoza… abração.

  3. Felicidade sempre você já é “feliz “….tome posse desse estado natural, estar feliz até com as duras lições do infortúnio afinal os acontecimentos não são vocês…..apenas fatos! Sou filho de Deus então sou parte dele o todo.

  4. Gostaria de saber em que livro está este texto.
    Obrigada.

    • SE vc se refere ao de abertura, vc está encrencada. Desconheço um único admirador de Spinoza, dentre milhões que ele tem até entre os ateus, que tenha contestado a autoria dele na lavra desse maravilhoso texto. Porém, interessante, ninguém apresentou o livro fonte. Se vc descobrir e provar o nome da obra, acho que ficará famosa no mundo inteiro. Um abraço.

    • Liliana, veja aqui alguma informação para iniciar a sua pesquisa.
      Suas principais obras são: Tratado político, inacabado; Tratado da correção do intelecto; Princípios da Filosofia Cartesiana; Pensamentos Metafísicos;que veio de curso particular que deu sobre Descartes, e sua obra prima: Ética Demonstrada pelo método geométrico.

    • Esse texto é do escritor Anand Dilvar do livro “Conversaciones com mi guia”, pág. 126-132.

      • ???????
        Nunca ouvi falar desta escritor, mas, com certeza, ele deve fazer uma referência a Spinoza.
        Este texto é de Spinoza, basta pesquisar melhor.

  5. Por favor informe a fonte em Espinosa.

    • Conheci um pouco de Spinoza através de Marilena Chauí.Ele me fascina, alguém que sintetizou algo com o qual eu pudesse me indentificar a respeito de conceber um Deus. Uma pessoa tão singular, tão livre , espontâneo e simples. Pessoas assim na História são imortais pelo pensamento, suas obras, seu legado. Uma grande lição de vida e saberes.

    • As obras de Espinosa mais conhecidas:
      “O Breve Tratado”,
      “O Tratado da Correção do Intelecto”
      “Ética”,
      “Filosofia”
      “Os Princípios”
      “Tratado Teológico-Político”

  6. Realmente, se pensarmos em DEUS, teríamos que associa-lo ao AMOR. Nunca a um DEUS vingativo, coisa de baixos humanos. DEUS e virtude estrema. QUE tenhamos esse Deus em nossas mentes. Apreciei demais o testo, o homem USA a palavra DEUS para enriquecer, MECHER com sentimentos, construir igrejas, gerar lucros, etc…….POREM, o verdadeiro DEUS esta fora de TD isso, basta olharmos para dentro de nos.

  7. Gostaria de saber a fonte original deste texto. Ele não foi escrito por Spinoza!

    • Não mesmo! Apesar de bonito, o texto possui algumas ideias que até contráriam o pensamento de Espinosa. Uma delas é a própria maneira como foi escrito o poema: em primeira pessoa. Espinosa nunca escreveria um texto dessa forma já que pretendia escapar da imagem de um Deus pessoal. Deus é a totalidade, a Natureza. Só, sem misticismos.

      • Outro equívoco do texto relativo ao pensamento spinozista está na questão do livre-arbítrio. Quem escreveu este ‘poema’ misturou algumas proposições do filósofo holandês com uma boa doze de epicurismo.

      • Esse texto é do escritor Anand Dilvar do livro “Conversaciones com mi guia”, pág. 126-132.

    • Verdade…Espinosa não escreve assim…

    • ???????
      Nunca ouvi falar desta escritor, mas, com certeza, ele deve fazer uma referência a Spinoza.
      Este texto é de Spinoza, basta pesquisar melhor.

    • Certamente que não. É um texto moderno. Apócrifo, infelizmente. Quem escreveu poderia ter assumido mas não teria o mesmo sucesso. Para Spinoza, Deus não era personificado, era a própria natureza.

  8. Cara achei muito massa isso tudo adorei mesmo. Robson Junior

  9. Belo texto, mas, seguramente, não foi escrito por Spinoza. Alguém poderia me informar o verdadeiro autor?

  10. Por favor, de onde o Sr. tirou essa citação de Espinosa? Sou estudante do filósofo e nunca vi essa citação em lugar algum. Aliás, não tem nem mesmo o estilo dele. Me parece ser um texto totalmente apócrifo.

  11. TEMOS UM CONCEITO UMA VISÃO QUE AFASTA O SER HUMANO DA LIMITAÇÃO E O AJUDA A EVOLUIR.
    AS RELIGIÕES LIMITAM O SER HUMANO.

    AS RELIGIÕES ESTÁS AFASTADAS AO FORÇA CRIADORA COM LIBERDADE.

    CADA SER HUMANO FOI CRIADO LIVRE E LIVRE DEVE CONDUZIR SEUS PASSOS COM AMOR E COM FRATERNIDADE.

  12. Amigos,

    Confesso, aos leitores que questionam se realmente o texto/poema acima é de autoria de Baruch Spinoza, que não posso afirmar que este realmente é de sua autoria. Talvez tenha sido escrito por algum admirador de Spinoza e assim o quis homenageá-lo.

    Me parece que, após algumas pesquisas, realmente este não pertence à Spinoza… porém, isto eu também não posso afirmar, pelo simples fato de ninguém ainda apresentar o “verdadeiro” autor do texto.

    O que sabemos na verdade, é que o referido texto está espalhado em vários blogs e sites mundo afora, e isto, acredito, simplesmente por ser um “poema” que nos faz refletir e nos deixar com esperança, que se este DEUS realmente existir, ainda há de se ter uma vida melhor neste nosso planeta…

    Porém, para mim, e apesar de conhecer muito pouco a respeito de Baruch Spinoza mas mesmo assim admira-lo, não faz nenhuma diferença quem o escreveu, pois nesta vida, aprendi: “que o importante não é o mensageiro e sim a mensagem…”

    Este texto, é para mim, um lema a ser seguido e assim procuro nortear minha vida… pois acredito que se assim vivermos, o planeta será muito melhor para se viver em harmonia, felicidade e paz.

    Informo aos amigos leitores, que este post, é o mais visto desde que o blog foi iniciado, e por isto penso que algo de bom ele deve estar a proporcionar às pessoas e aos amigos leitores.

    Fiquem todos na LUZ !!!

    Gerson

    • Prezado Gerson, bela resposta. O que importa é que o texto é maravilhoso e é muito mais verdadeiro do que pregam as religiões. Se ele fosse escrito por um tal ZÉ DA SILVA seria pior ou melhor? Parabéns por espalhar coisas boas.

    • Caro gerson
      Lindo texto!
      Sempre vivi dessa forma !
      Eu sou deus e nao de maneira egocentrica mas tendo conciencia do sagrado que somos!
      Que alivio saber que existem pessoas como vc!

      • Patricia querida…

        O texto realmente é muito lindo, e eu acrescentaria mais um detalhe… VERDADEIRO !!!

        Eu sempre achei que na minha vida, sempre faltava algo… o texto me ajudou a descobrir o que era… que somos “deuses”, como tu mesmo falastes. Na verdade eu sinto a vida como ele nos fala… simples e sem rodeios, sem aprisionamentos ou qualquer forma de manipulação. Infelizmente as religiões estão “formatadas” com a intenção de dominar as pessoas, quer seja de forma premeditada ou não.

        Sobre existir pessoas como EU!!! eu já há algum tempo que descobri que muitos são assim (e penso que você também é uma delas), no entanto, é agora que elas estão se encontrando neste mundo complicado.

        Obrigado por deixar aqui sua opinião… um beijo no seu coração e fique na LUZ !!!

        Gerson

    • Gostei Gerson
      A mensagem é boa demais, mas tomará q seja do Spinoza rsrs.
      Hoje mesmo uma moça brigou comigo por eu enviar esse link.
      Ela me disse:
      “Meu Deus é o Deus de Abraão”

      Falei: ok Fique a vontade, a Bíblia fala sobre o livre arbítrio.

      Não satisfeita ela me disse que eu estava faltando com respeito.
      Ai retruquei:
      Vc ja leu o Texto?
      Ela disse que não ia perder tempo.
      E me excluiu do grupo.
      E pediu para eu não vomitar meu ódio.
      Caramba!
      Um Ótimo texto.
      Uma maravilha.
      Uma verdadeira conversão num duro coração de um velho ateu.
      E ela me disse isso.
      Estou satisfeitissimo com essa compreensão sobre Deus.
      Me encontrei.
      Muito obrigado.
      Parabéns
      Quase todos comentários magníficos, inteligentes, etc…
      Abraços
      Mbzinani

      • Marcos, Bom dia…

        “VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO…ACREDITE….”

        Infelizmente , a IGNORÂNCIA É SEGA ….

        Existem pessoas, que não conhecem ou não aceitam o livre-arbítrio….gostam de serem comandadas , de venerar , de

        seguir dogmas, quem sabe, para que no final da sua existência, ela tenha a quem culpar pelos seus…..!

        “Sei também que “EU”… , não sou a Verdade absoluta, mas é o que eu sigo e acredito no DEUS HOMEM …!

        Forte abraço….

        Marcio Morata

      • Texto excelente, comentários top, o seu em especial. Também comecei a me encontrar.

      • Hoje vi uma definição de Deus que tocou meu coração , quando li esse texto. Já li sobre Spinosa quando estudei filosofia. Nunca me aprofundei muito nas obras dele , mas esse texto me chamou atenção. Sempreachei que a religião foi criada para pregar o conformismo na cabeça das pessoas.

    • Gerson, boa tarde!

      Recebi esse texto no zap e fui buscar na net e encontrei esse blog. Você colocou uma coisa que me tocou muito “Sobre existir pessoas como EU!!! eu já há algum tempo que descobri que muitos são assim (e penso que você também é uma delas), no entanto, é agora que elas estão se encontrando neste mundo complicado”…isso também é uma verdade, pois estou encontrando tanta gente nessa direção…a conexão existe mesmo. A mensagem do texto é maravilhosa, não importa de onde vem, o que importa é que a ela está sendo entendida e compartilhada por muitos…parabéns pelo blog. 🙂

      • Feliz estou por não me sentir mais uma extra terrestre , achando que ninguém pensava dessa maneira!
        Lindo texto, reflete todos meus pensamentos a esse respeito,
        Obrigado por postar !

    • Eu sempre acreditei no Deus que fez o homem, e não no Deus que os homens fizeram, esse texto fala de um Deus que é tudo, menos ódio, o Deus que deu o livre arbitro para o homem, todas as escolhas são pessoais, o que o Spinoza disse ama o próximo como a ti mesmo e não faz aos outros o que não queres que te façam.

    • Gerson, se você estivesse no show do Oswaldo Montenegro, escutaria a esposa dele recitando esta poesia, que reflete o Deus de Baruch Spinoza e estas palavras são transcrições. Mas o pensamento destas palavras (que são dele) ficam na memória de uma maneira terna, você não acha?

    • Ratifico suas palavras Gerson, bem como do Márcio Marchezini e da Patricia Luz. Ele nos faz refletir e como já li em vários comentários sempre senti o mesmo e nunca soube me expressar como no texto. Abraços

    • Esse texto é do escritor Anand Dilvar do livro “Conversaciones com mi guia”, pág. 126-132.

    • Uma excelente forma de pensar e seguir…não importa o mensageiro mas sim a mensagem.. bom e no que penso acreditar..

  13. Sensacional! Cresci em uma família evangélica, e com 14 anos senti necessidade de encontrar uma explicação melhor pra vida… eu achava muito chato Deus cristão, seus mandamentos sem a menor lógica, foi quando conheci o Deus de Espinoza, estudando filosofia, hoje eu tenho 16 e acredito nesse Deus!

  14. Pessoal, observo que todos admiraram o belíssimo texto, assim como eu. Teve um amigo ai em cima que comentou algo que tem muito a ver “..o importante não é o mensageiro e sim a mensagem”. Particularmente não sei se o texto é na íntegra de Spinoza, mas no mínimo foi inspirado no filósofo.

    Gostaria que vcs, àqueles que não conhecem o “DEÍSMO”, que procurem conhecer seu significado, perceberá facilmente que o Deus Einsteniano e o Deus de Spinoza tem tudo a ver com o DEÍSMO. Pesquisem e tirem suas conclusões. Só não confundam DEÍSMO com TEÍSMO, pois é muuuuito diferente.

    Me considero um “deísta”, sou livre e feliz – e o texto acima tem tudo em comum com minha filosofia de vida.

    abraços,

    Sidney

    • Meu amigo Sidney, me descobri deísta ha um 5 anos e estou cada dia mais evoluída e mais feliz. Por se tratar de uma filosofia e não de uma religião (o deísmo é anti religião e pró Deus), a sua propagação é menor. Não há um líder, um transmissor “da palavra”, é sereno, é simples, perfeito e libertador e só quem ganha é o próprio deísta. Vc tem razão em divulgar tal filosofia. Quando li o texto acima, logo me veio em mente minha nova condição de alma. O texto traduz o que individualmente nós deístas seguimos e acreditamos. E isso é maravilhoso. Um beijo em seu coração. Tenha uma evolução feliz e tranquila, afinal, nós deísta, caminhamos por uma estrada perfeita, livre e sem volta.

    • Amigo Sidney o Deus de Spinosa é Pandeista ( mistura de Panteismo com Deismo) confira.

  15. Qta gente perdendo seu tempo filosofando!!!!! O que realmente importa eh se vc entendeu a mensagem e se quer aplica-la em sua vida. O resto deixa pra la.

    Adorei o texto!!!!!

  16. Não importa de quem seja o texto. O que importa é que ele realmente faz sentido para nosso coração. Percebemos que existe um Deus imposto a humanidade devido a vários interesses por trás e até por pura ignorância. Não somos pecadores, somos parte de Deus tendo uma experiência na terra.

  17. Exatamente como ocorre nos dias atuais, buscamos Deus em coisas banais, em tantas outras igrejas, ou crendices fúteis, Deus não precisa de dinheiro, ele é bom e justo, e qual pai que vendo seu filho com fome, lhe daria pedra ao invés de pão? Pare de reclamar de tudo, viva apenas a sua vida e deixe os outros viverem as suas… Att Eduardo Sávio Professor de Filosofia…Livramento- Mato Grosso- Brasil.

  18. Perfeito.

  19. Isso sim faz sentido pra mim!

  20. aiai em viver uma vida onde posso fazer td como se nada que está escrito na biblia fossse real . prestem atençao o homem caiu no principio chegou-se ao mundo o pecado , Deus morreu na cruz por nós para que seu sangue nos purificasse de todos pecados, ele nunca disse que seria facil, ele nunca disse que era para nós fazermos o que bem entendermos, tudo tem conseguencias boas ou más , por isso existem leis , se andares conforme estaras bem , se sair da linha pagarás …………. leia a biblia fale com Deus e ve o que ta certo ai nesse texto . (O MUNDO JA ESTÁ CORROMPIDO E NAO NOS PERTENCE, POR ISSO VAMOS SAIR DAQUI . É PARA NÓS APROVEITARMOS OQ DEUS FEZ PRA NÓS LÁ NO CEU NAO AQUI NA TERRA ONDE PODEMOS NOS CORROMPER) creiam no que vcs quiserem . mas eu creio Na Verdade e inerrancia de Meu Deus

    • Valeu Pedro… mesmo que muitos não concordem com sua opinião, seu comentário é de uma preciosidade impagável.
      Fique na LUZ !!!
      Gerson

    • Para quem tem um bom coração, pra que se dizer em leis? E se a biblia diz tudo e todos devem acreditar nela, porque mesmo quem a segue erra? Você precisa entender que existem pessoas que são boas e livres e não precisam de um livro ditando regras, não são boas nesta vida porque acreditam que terão direito a outra. Somos o que somos simplesmente porque somos assim. Eu não preciso acreditar que alguém morreu na cruz por mim, eu pratico o bem e pronto.

      • Legal seu comentário Rode… eu penso que Jesus “morreu por nós” pelo simples fato de ele nos amar incondicionalmente e, na minha modesta opinião, diferente do que muitos pensam, Jesus também evoluiu e cresceu espiritualmente com este ato…

        Sobre a Bíblia… infelizmente tenho uma opinião que não vai de encontro com o que a maioria no mundo pensa. Não que nela não esteja muitos ensinamentos bons e de grande valia para a humanidade, no entanto, penso que Ela foi “alterada” propositalmente por “humanos” com a intenção de manipulação da população em geral. Respeito-a, porém, hoje não é mais o que norteia a minha espiritualidade.

        Para mim, para falar com DEUS não é necessário nenhuma igreja, templo, sinagoga, religião ou mesmo um livro… falar com DEUS está representado nas pequenas coisas que fazemos no nosso dia a dia… a caridade, a gratidão, a generosidade, o amor ao próximo… pratique isto e estará com DEUS eternamente…

        Fique na LUZ !!!

        Gerson

    • Affffffffffffff, sai daqui, pra ler este blog tem que ter um mínimo de inteligência

    • Cara, religião é só uma forma de doutrina, para controle e manipulação da sociedade. Cara usa a sua razão, evolua como ser humano a um nível maior. Só assim chegaremos a um sociedade mais justa. Com a evolução mental…. Acho que meus tataranetos não iram ver, mais meu conhecimento e a verdade absoluta eu irei passar a eles….

    • ” È A PRÓPRIA FÉ O QUE DESTRÓI”

    • Louvado seja a Deus por existir ainda remancentes de Deus, mas papai perdoa nosso tempo da ignorância mas não tem culpado por inocente João 8:32 conhecereis a verdade é ela vos libertará.

    • Concordo plenamente com você Pedro Henrique. Nem quero comentar essas heresias. Deixar de crer na verdade pra crer em mentiras, só sendo cego. Temos que entender que o céu não é pra todos. Mas para quem crer no Senhor Jesus Cristo. A Bíblia nos ensina a entrar pela porta estreita..

  21. Em alguns pontos…. concordamos e muito. Grande Abraço.

  22. NÃO SOU DEÍSTA, TEÍSTA NEM ATE!SOU SIMPLESMENTE UM SER VIVO, PRODUTO DA NATUREZA, QUE VIVE NELA E QUE TEM O DEVER DE A RESPEITAR E AMAR, PORQUE NO FUNDO TUDO O QUE TENHO A ELA O DEVO.SE QUISER VIVER DE BEM COM ELA TENHO DE A RESPEITAR E TENTAR NÃO ALTERAR AS SUAS LEIS QUE NO FUNDO SÃO A BASE DE TODO O EQUILÍBRIO E HARMONIA.OS DEUSES FORAM INVENTADOS PELA IGNORÂNCIA DO HOMEM EM RELAÇÃO AO SENTIDO DA VIDA.QUANDO O HOMEM ENCONTRAR UMA EXPLICAÇÃO RACIONAL PARA O SENTIDO E FIM DA VIDA DEIXARÁ DE TER NECESSIDADE DE ACREDITAR EM FANTASMAS.OS DEUSES CRIADOS PELO HOMEM AO LONGO DA SUA EXISTÊNCIA COMO SER PENSANTE SÃO APENAS FRUTO DA IGNORÂNCIA E DA IRRACIONALIDADE.SOU FELIZ POR TER ATINGIDO ESTE PATAMAR DO CONHECIMENTO, MAS RESPEITO OS QUE QUEREM OU PRECISAM DE TER ALGUÉM A QUEM RECORREREM QUANDO NÃO SE SENTEM CAPAZES DE RESOLVEREM OS SEUS PROBLEMAS, AS SUAS ANGÚSTIAS, AS SUAS FALHAS, ENFIM AS SUAS FRAQUEZAS.
    FAÇAM O FAVOR DE SEREM MUITO FELIZES, DEÍSTAS, TEÍSTAS, ATEUS E OS OUTROS.

  23. Engrandecedores todos os pontos de vista.Muito bacana!

  24. Este e o Deus que acredito.

    Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.

    Quero que me sintas em ti.

    Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo.

    A quem escreveu,

    gratião!!!

  25. Eu acredito no Deus que vive no céu ,que está perto de mim a todo momento, que nós guarda e nos protege , que tudo pode fazer por nos… EU AMO ESSE DEUS .
    UMA PALAVRA QUE SAIR DA BOCA DELE PODE MUDAR MINHA VIDA …
    OPINIÕES CADA UM TEM A SUA 😉

  26. Maravilhoso, amo este Spinosa, Osho e todos os grandes pensamentos libertários

  27. Eu acredito que amar a Deus sobre todo as coisas e ao próximo como a si mesmo. Existe uma lei, a da semeadura. concordo principalmente no ponto de que Deus não colocaria ninguém no inferno, pois eu como mãe não faria isso com minhas filhas. tudo o que elas aprenderam foi eu que ensinei. Portanto sou responsável pelos seus acertos e erros. Partindo do pressuposto que fui creada por Deus, Ele sabe tudo a meu respeito e as minhas limitações. Muitas coisas foram ensinadas para dar a ideia de um ser superior juiz que julga. Deus é amor e o amor verdadeiro perdoa tudo. Gostei dessa visão e concordo em partes.

  28. O fato do texto estar “espalhado pela internet” não torna a citação verdadeira mas colabora para manter uma visão ingênua e tola sobre um verdadeiro filósofo.

    • Internet é terra de ninguém. Eu acho uma falta de respeito publicar e atribuir textos apócrifos a grandes escritores y pensadores, sem dar a mínima importância ao fato de ficar espalhando algo falso, e o que é pior, ajudando a espalhar a ignorância.

      Pelos comentários que eu li, aqui a maioria é leitor e admirador da obra de Baruch Spinoza, mas não sabem reconhecer que ele jamais usaria essa linguagem. Naquela época não existiam livros de autoajuda 😀 ,e nunca foi coisa pra leigos ler filosofia.

      Quem escreveu isto só quer passar por culto e ganhar “likes”. E quem subiu sem sequer procurar a fonte é um irresponsável. E pra quem diz que tanto faz quem o escreveu, eu, humildemente lhe aconselho que pode procurar ler algo sobre ética. 😉

      Quem pega o nome de outro pra se promover, comete crime de usurpação de identidade, sem falar do roubo de propriedade intelectual. Pena que ainda não possam ser punidos por tanta coisa falsa que circula na web

      • Ana Maria, de forma democrática agradecemos pelo seu comentário. Se você entrou aqui no blog, é porque algo maior lhe trouxe até aqui e algum propósito isto deve ter. Sou daqueles que acredito que nada acontece por acaso.

        Pelo seu comentário, me dá a entender que você deve ser uma estudiosa do filósofo em questão, e uma “expert” em relação a tão ilustre ser, o que deve ser muito prazeroso pra você, o que me parece.

        Para mim, que sou o idealizador do blog, o texto publicado me traz uma grande paz no coração e tem esta principal intenção… de levar isto aos meus queridos leitores. Além de que, o mesmo corrobora com tudo que penso sobre DEUS, e assim, a publicação tem a segunda intenção de deixar claro a minha modesta opinião sobre esta figura tão explorada e incompreensível pela maioria da humanidade.

        O autor de tão brilhante mensagem, poderia ser qualquer ser humano vivente neste planeta e para mim, isto não faria menor importância, de tal modo que não teria a menor importância que fosse retirado, aqui do blog, que tal texto fosse atribuído ao famoso filósofo, pelo simples fato que tal referência lhe “incomoda” por demais.

        No entanto, a que isto nos levaria??? Simplesmente a nada!!! Não querendo parafraseá la, mas como dissestes: “a internet é terra de ninguém”, e por isto, minha ação não mudaria em nada o que já circula mundo afora…

        Se percebestes, o blog aqui tem o cunho de ser harmônico e democrático, e todas opiniões sempre são e serão bem vindas. Procuramos sempre trazer mensagens cujo teor é sempre de paz, amor e união… o que me parece ser o caso de tão linda e tão importante mensagem.

        Como você mesmo percebeu, a grande maioria que aqui se expressou, sobre o texto, também não deram muita importância que o texto seja atribuído a A ou B … focando assim, unicamente na brilhante mensagem e nunca no mensageiro, apesar de que, repito, isto lhe incomoda.

        Enfim, espero contar com você sempre na leitura do blog, e por que não, sempre expressando sua opinião, no entanto, com respeito aos demais leitores que aqui vierem se expressar.

        Pedindo desculpas se alguma palavra ou ideia do meu comentário possa ter lhe magoado, porém, fico eternamente grato pela oportunidade que me propiciou.

        Abraço e fique na LUZ !!!

        Gerson

  29. Filosofando a filosofia de Spinosa… É uma teoria interessante e um tanto ilusória. Quando se lê essa matéria a primeira impressão é: Nossa! Que maravilha! Mas acho que algumas partes podem ser repensadas. De certo Deus nos vez livres, mas toda escolha que fazemos tem uma consequência, seja boa ou ruim. Por exemplo, nesse trecho: “Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste… Do que mais gostaste? O que aprendeste?” Existem pessoas que gostam e/ou se divertem prejudicando aos outros, agir assim é realmente prazeroso pra essas pessoas. Parece uma forma distorcida de ver o que foi dito por Spinoza, mas infelizmente existem pessoas que agem assim. E se existem pessoas que gostam de prejudicar outras, algumas delas vão além, são violentas e matam por prazer. E vai me dizer que matar não tem problema! Isso me remete a esse trecho: “Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti.” Não vou falar dos dez mandamentos que é uma questão de fé, vou falar das regras legislativas que tem semelhança com os mandamentos descritos na bíblia. Certamente pessoas que tiram a vida de outras serão julgadas pelas leis do local onde vivem e geralmente a sentença é a exclusão, ou seja, cadeia. Se Deus apenas perguntar para cada um de nós o que aprendemos, do que gostamos e pessoas assim responderem que é muito legal matar pessoas, quer dizer que Deus achará: tudo bem, ele se divertiu. E é assim que facilmente confundimos liberdade com libertinagem. Acho que as leis são vitais para a boa vivência e se elas fossem prontamente cumpridas o mundo não estaria o caos que está. Terminado o momento filosofal, achei as ideais do Spinoza bacaninha.

    • Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti.

      Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.

    • Maravilhoso..Aqueles que não tem lei para si mesmo são leis.
      onde não há lei não há responsabilidade não há transgressão então logo não tem culpa.. Gostei

    • Amanda, achei sua colocação bastante compreensível, pois pensava assim antes, mas hoje, na minha busca encontrei alguém que me fez compreender uma verdade…”um ser CONSCIENTE jamais praticaria algo terrível com o próximo, pois entenderia que o mesmo direito de eu estar aqui nesse planeta o outro também tem. Então caminhemos para a evolução da consciência, compartilhando nossas experiências e nos ajudando mutuamente…Fique Bem!

      Maria José 🙂

  30. Maravilhoso. ..

  31. Maravilhoso cada comentário e por isso quero deixar aqui a minha experiência.
    Outro dia uma amiga me perguntou qual era a minha religião já que sou uma pessoa que está sempre pronta para ajudar, compartilhar, somar…enfim…
    Confesso que ela me pegou de surpresa pq não pratico nenhuma religião mesmo tendo passado por tantas a procura de respostas para minha própria vida mas desta vez fui pega de surpresa mas como tenho tido muitas experiências lindas com um ser de luz que chamo de Deus e neste dia vivi uma destas maravilhas da vida pude respondê-la que minha religião é quando eu olho pro meu vizinho e vejo que devido a doença dele não pode nem mesmo ir a um supermercado e me ofereço para fazer suas compras todas as vezes que vou ao mercado, minha religião é quando como hoje ao ir a padaria me deparo com um deficiente visual aguardando para atravessar a rua e eu ofereço meu braço para ajudá-lo a atravessar, minha religião é quando uma pessoa conhecida me liga a meia noite para conversar e contar de seus problemas e ouço e auxilio no que sou intuída, minha religião é quando encontro um animal abandonado na rua, faço logo uma campanha de adoção, minha religião é quando entro nas redes sociais e vejo tantas pessoas ajudando tantas outros seres, sejam eles, animais ou não e me disponho a compartilhar, ajudar, pedir para o mesmo, minha religião é quando pude estar ao lado de meu pai por 7 meses consecutivos em minha casa, levando-o ao médico toda semana para um tratamento de cancer e dia após dia olhá-lo nos olhos dizer-lhe o quando o amo e sou grata por tudo que ele me deu e me fez, minha religião é quando eu me interno junto com minha mãe num hospital para ajudá-la em sua doença e dia após dia falo do meu amor e do quanto ela é importante pra mim, minha religião é quando ligo para uma amiga no dia de seu aniversário e a parabenizo pelo seu dia e agradeço a sua amizade, minha religião é quando meu telefone toca de um centro de tratamento para pacientes em estágio terminal de cancer me pedindo ajuda e meu lado humano fala tão alto que tudo que posso pensar é num sim, minha religião é amar ao outro como se fosse meu próprio sangue, sem distinção de classe social, cor, credo, raça ou opção sexual, minha religião é agradecer a Deus todos os dias o dom da vida…Devo ter falado uma meia hora com ela sobre o que era a minha religião e quando terminei ela chorava compulsivamente como faço agora pois este foi um momento mágico em minha vida e que sei que fez tanta diferença na minha vida e tb na vida dela…”MINHA VERDADEIRA RELIGIÃO “DEUS””. Obrigada!!!!

  32. Eu estou emocionado e tenho plena convecção que DEUS [e puro Amor.

  33. Este texto certamente não é de Spinoza. A referência mais antiga que encontrei para ele na internet foi um post de 27 de dezembro de 2001 no blog Movimento pela Paz, postado por Vivian Hi. Não sei se ela é a autora do texto maliciosamente atribuído a Baruch Spinoza, mas esta é a referência mais antiga que encontrei. O texto forjado foi postado no site pensador.uol no mesmo ano (talvez seja lá que tenha aparecido primeiro, o site não dá referências seguras quanto a datas) e de lá se alastrou pela internet

  34. Que alegria imensa!! É assim mesmo q eu vejo Deus… Sinto!

  35. Spinoza,Albert Einstein e vários pensadores da história escreveram seus pensamentos…e pensamentos não são feitos de concreto e aço. Eles,no dia a dia que viveram,oscilaram em suas opinões sobre Deus e a fé,como acontece com nós;afinal os pensamentos geram paixões e idéias,vice e versa…mas o que fica gravado no âmago da alma é a nossa escolha,não exatamente a que foi no papel escrito.
    Próximo ao último suspiro de vida,pode ser que tiveram seu momento de escolha para se arrepender e optar em seguir a luz ou a escuridão,
    E isso é uma ação misericordiosa de um Deus pessoal,amoroso,que se preocupa com seus filhos,que foi tão maravilhosamente descrito e vivido pelo personagem mais importante que viveu neste mundo…Jesus Cristo!(O caminho,a verdade e a vida)

    Obervação:O opositor da verdade,o pai da mentira,distorçe e mistura verdades com mentiras para enganar

  36. Muito lindo e verdadeiro!

  37. Mais de 400 anos depois, o mundo começa a ver Deus com o olhar de Spinoza. Há ainda quem resista, pelo medo de perder poder, mas o circula pelo sobrenatural é infinitamente superior a toda pretensão humana.

  38. Uma vez pesquisei a autoria deste “poema”, depois conclui que na confusão da fonte, já não importa.
    A mensagem foi dada e está ai.
    Gostaria de ter sido eu capaz de colocar essas palavras na ordem que se encontram pois pactuo da idéia e tal como está, recito e medito-a com frequencia. Pra min já basta.

  39. Segundo o que li e o que sei, estas palavras de Spinoza é um belo trecho reputado ao Evangelho aprócrifo de Tomé, encontrado com os manuscritos do mar morto.

  40. Não sou religioso. no entanto, gosto muito do assunto, leio muito sobre ele. Este Deus de Spinoza, é o que seria de fato um Deus. Como há muitos religiosos neste cantinho, me atrevo a inquiri-los: QUEM INVENTOU DEUS? QUEM INVENTOU AS RELIGIÕES? QUEM ESCREVEU A BÍBLIA? LÓGICO, A RESPOSTA É: HOMEM! QUEM SE HABILITA A NEGAR? NÃO VENHAM A AFIRMAR QUE FOI POR INSPIRAÇÃO DIVINA, PORQUE AÍ CAÍMOS NAQUELA: É O HOMEM QUE AFIRMA. ESTA É INVENÇÃO DOS EXPERTOS PARA CONTROLAR O HOMEM, NADA MAIS! NO COMEÇO DOS TEMPOS, OS M AIS EXPERTOS, AQUILATARAM A FORÇA, O PODER QUE A RELIGIÃO TERIA SOBRE O SER HUMANO, E TRATARAM DE ORGANIZA-LAS, E AÍ ESTÁ, O MAIOR CONTROLE QUE EXISTE SOBRE O SER HUMANO, É IMBATÍVEL!!!!

  41. Sou ateu. achei o testo fantastico. acho q muitos teistas pensam dessa maneira porem o medo de blasfemar,questionar …paira em suas mentes.

  42. Adorei!
    As religioes aprisionam o ser humano!
    Gracias pelo texto!

  43. Gostaria de conhecer outras obras de Spinoza….Gostei muito do seu artigo mas, preciso conhecer outras obras dele para me posicionar com segurança

  44. Deus é uma grande discussão, correspondendo à quantidade de religiões, filosofias, etc. Mas Einstein foi um grande bom homem cientista, respeito sinceramente a sua ideia de Deus, tal como a minha visão humana de Jesus – o Filho de Deus é que já é uma coisa um tanto estranha, filho de uma Virgem ou de um soldado romano, ou da pomba do Espírito Santo? Grande Spinosa ao esclarecer os homens do séc. XXI. Que mais dizer? deu-me vontade de chorar, gritar quando li o texto “apócrifo”.

    • Francisco, realmente falar sobre DEUS sempre será uma “grande discussão”, infelizmente, devido, como dito por você mesmo, haver muitas religiões, filosofias, crenças, ideologias, e acrescentaria ainda que hoje, o “comercio” que muitas pseudo-religiões transformaram DEUS.

      Para mim, DEUS é uma coisa muito simples e qualquer ser humano aqui encarnado tem total condição (analfabeto ou doutor) de entende-lo na sua simplicidade… basta para isto ter amor no coração.

      Há meu ver, o texto de Spinoza retrata um pouco disto.. diz quase tudo o que penso sobre DEUS, mesmo que este texto/poema possa ser apócrifo ou mesmo não venha ser de autoria do grande filósofo. DEUS sempre é AMOR… diferentemente daquele deus vingativo e que julga, que pregam religiões e “pessoas” que dizem ter “poder” para falar em nome Dele.

      Um grande abraço e fique na LUZ !!!

      Gerson

  45. Olá. Minha opinião: De que adianta vc ir a um templo (qualquer um) e ao sair criticar a roupa que seu irmão estava usando, ter pensamentos luxuriosos, desejar a mulher de seu próximo (estou me referindo genericamente). Se vc tem o livre arbítrio use-o de maneira coerente, não maltrate física ou espiritualmente nenhum tipo de ser, viva a sua vida sem causar prejuízo a ninguém, ajude, colabore, divida, penso que assim, cada um de nós será seu próprio Deus.
    Alguns dirão: mas há os bons e os maus, claro, mas o livre arbítrio não significa impunidade, cada um, de alguma forma responderá pelos seus atos.

  46. Certamente deve existir um Deus, entretanto, nunca saberemos como Ele é enquanto não soubermos quem somos. Revendo a história humana, uma realidade nos é óbvia; Deus não pode ser nenhum desses apregoados pelos religiões inventadas pelos homens. Só O conheceremos quando desvendarmos a infinitude do universo. Por enquanto, lamentavelmente, embora não queremos crer, ainda somos terra a caminhar sobre terra, lama e vômito do cosmos em transe, vindos do nada indo para o nada.

    Edes Barbosa
    Fevereiro de 2015.

  47. Profundo e reflexivo ! Vamos dar tempo ao tempo !!!!!!!

  48. Muitas opiniões, não segue o quê texto reflete. De uma formo diferente estão formando outro tipo de religião. Pergunto, qual a diferença? O texto diz: amor, confiança, viver, reflita!

  49. Se esse texto è de spinoza ou não, não importa,o que vale è que ele è real para os dias de hoje.

  50. Antes de conhecer Spinoza, já adotava essa filosofia, depois de conhece-lo passei a admira-lo e adotei como meu filosofo favorito.

  51. Palavra como essa fazem as pessoas ter respeito pelas outras parabéns muito obrigado

  52. Nem eu sou mais Cristã…. o Deísmo é o que realmente existe……

  53. Esse texto retrata exatamente a minha ótica sobre “Deus”

  54. comecei a ver deus nas moléculas componentes de toda e qualquer matéria corporal ou da natureza e fico pasmo como Spinoza o viu tanto tempo atrás naquelas condições….

  55. Acabei de encontrar a resposta pra o q acredito, sem querer encontrei o verdadeiro Deus.

  56. Acredito que Deus é Amor infinito incondicional e Irrestrito. O Deus que castiga, que se vinga , é o Deus da criação humana. E não é de estranhar que ocorram distorções quando o nosso conhecimento das verdades de Deus não chega a 1 por cento. È preciso refletirmos sobre isso.

  57. …. a lei da causa e efeito é aplicada pela nossa própria consciência ,desde que qualquer ação boa ou má tenha respaldo dos nossos conhecimentos intrínsecos…….

  58. O texto, em linguagem derramada, poética, não está de acordo com o estilo de ESPINOZA (1632-1677), filósofo holandês e um dos maiores pensadores do mundo ocidental. O estilo de ESPINOZA é didático, professoral, solene muitas vezes, enxuto; ao passo que esse texto, quase poético, é metafórico, algo apologético. Tenho razões, após ler a “Etica demonstrada geometricamente”, o “Tratado Teológico-Político” e a “Correspondência Completa” do filósofo holandês que influenciou Kant, Schelling, Hegel, Marx e Freud, que o texto foi criado por algum admirador do pensador panteista, provavelmente foi criado na própria Internet por alguém que pretendia popularizar o pensamento espinozista. Infelizmente, a Internet tem sido usada para agasalhar páginas e textos apócrifos.

  59. Gostava de fazer parte de uma sociedade, onde se praticasse a religião de Spinoza.

  60. Mesmo sem ser um texto com provas concretas à ser de Spinoza mais trás palavras referente aos desejos comparativos de spinoza para com Deus..( Gostei)

  61. A vaidade do conhecimento intelectual pode impedir o alcance (pleno) do sabor de palavras sabias e inspiradas…

  62. Para conteúdo didático ou cultural não podemos negar o quanto é interessante a matéria acima !
    Agora ao ponte de vista de crença , acho melhor tomarem cuidado em seguir tais “direções” que são nítidas defender o liberalismo.
    Curioso que tal visão “liberalista ou naturalista” também é uma religião ou crença , porém te aproximam da CRIAÇÃO como algo lindo e apreciável , negando ou ignorando a maior importância que é a do Criador!
    Por último e não menos importante a base do entendimento da criação e seu objetivo leia Gênesis os 6 primeiros capítulos .
    Averá por um momento uma semelhança entre os textos , porém com um objetivo central o Criador.

  63. ….o criador seria o gerente do sistema?

  64. Muito interessante!

  65. Isso é panteísmo?

  66. Deus é Deus! O resto é Filosofia.

    ####### ENJAULADOS #######

    Enquanto se fala de liturgia…
    Que gera um absurdo contra a magia…
    Noites nebulosas enxugam as mágoas,
    Tal qual o vento que sopra as canoas…
    Ancorando a nau na beira do medo;
    Trazendo a agonia nos rochedos,
    Aos marujos curvados nos porões!…
    Porões de víboras sórdidas, cegas —
    Dos infames errantes sanguessugas —
    No mórbido abismo das pregações.

    Quando os ataques vêm co’a aleivosia…
    Assombrando a suave maresia…
    Ventanias sopram nos matagais,
    Combatem os rumores dos leva-e-traz…
    Nos infindáveis confins do universo,
    Proclamando a liberdade ao converso;
    Marcham co’a indiferença — os caporais…
    Nu’a mor escala adejada de ilusão;
    E vão atravessando a imensidão…
    — Ó triste guerra dos dramas imortais!

    A pior guerra que se pode travar —
    É a guerra fria!… No insulto — calar;
    Porém, rusgam nos sórdidos porões… —
    Morrem nas comédias das maldições.
    Crápulas!… Amantes da desventura…,
    Vão toldando a hórrida sepultura!…
    Desabando nas terríveis propostas,
    Abandonando as torres — nas encostas
    Do velho monte….. Onde o Senhor orou
    Por aquela turba, e depois chorou!

    No jardim, a roseira tece a flor,
    Sob a luz escaldante do grão astro;
    Mudam-se as pétalas co’o vento atro —
    Caem as folhas secas de seu olor!…
    As trepadeiras das grandes muralhas,
    No fraguedo estonteante da súcia —
    Resmungam no açoite da vil demência;
    Nas encostas da injusta camarilha… —
    Que julgam os condenados em seu furor!…
    — Enjaulados na penitência d’horror!…

    Pacco

  67. Gostei do texto. Assinava por debaixo mesmo que não seja do Espinoza.
    Eu sou spinozista de certeza, talvez um pouco budista, ou ateu, ou agnóstico, ou o que for. Ah, sou cristão. Mesmo que Cristo não tenha existido, mesmo que ele não seja Deus ou Filho de Deus eu vivo pela mensagem: ama os outros como a ti mesmo.
    O resto é folclore, marketing. Um Deus milagreiro é por definição um Deus injusto. Sim, porque não há como ele fazer-te um favor sem magoar todos a que não correspondeu. Basta olhar para a infinidade de Terras que haverá no universo para saber que não temos nada de especial em relação às outras Terras. Dêmos as mãos e avancemos rumo a um futuro humano.

  68. …a alma se incorpora ao corpo quando nascemos? Onde fica o depósito de almas para tantos corpos que vão se multiplicando desde priscas eras?…sem questionar para onde vão as já usadas em velhas e recicláveis carcaças….

  69. Excelente mensagem, cuja maior virtude é passar ao largo das religiões ,que tentam adonar- se de Deus e torná-lo refém de seus interesses. Pode ser discutível, mas nos faz pensar…

  70. Ser ‘bom’ ė a única atitude razoável para aumentar a minha e a tua capacidade de sobrevivência. Hoje tropeço e tu deste-me a mão, amanhã sou eu que te safo. Aqueles que precisam de uma religião para serem bons são perigosos porque apenas têm medo do castigo de Deus e, se entregues aos instintos básicos, desatam a violar os direitos dos outros.
    Quem deseja viver eternamente, material ou em espírito, não gastou um minuto para pensar que esse será um castigo brutal e infinito. Depois a humanidade só avança quando os nossos filhos e netos … nos substituem. Pois, que morramos em paz. E, por causa da dignidade que a vida nos merece, aprovamos a eutanásia. Pudesse eu, e teria aplicado a eutanásia aos meus queridos pais.
    A religião leva-nos a construir tabus que os descendentes irão descodificar.
    Eu sou implacável em relação a mim mesmo no que respeita ao código moral porque não posso invocar que foi o diabo ou deus que me motivou. Não posso ter uma muleta. Sei muito bem que irei morrer sózinho, de consciência tranquila, a precisar de ser reciclado no universo.
    Quanto ao meu Deus, o Universo, ė infinito no tempo e no espaço (mesmo que de facto não seja assim) e as suas leis são inquebráveis. O universo não tem intermediários para se explicar e não faz milagres (um milagre é uma injustiça para todos os outros que pediram e esperaram em vão) e as religiões são mais que muitas e todas as mais verdadeiras. Dão origem aos mais diversos extremismos. Mata-se despudoradamente em nome de Deus. Ninguém matou em nome do meu Deus Universo.
    Espinoza provou, usando as regras aceites na lógica, que no universo só existe uma única ‘substância’, infinita. Esta noção é a única que me me atrai a nível físico e filosófico.
    O António Damásio, neurologista e escritor de eleição escreveu um livro ‘À procura de Espinoza’ realçando o brilhantismo dele, pela abordagem e visão.
    Ninguém é obrigado a ver estes assuntos como eu. Se para si lhe faz falta o seu Deus habitual, força, mas não queira obrigar-me a amar o seu Deus porque Este não lhe obriga a violar-me. Fiquem bem.

  71. …ótima síntese do pensamento universalista, ainda estou vivo….compartilho de muitas dessas proposições…

  72. Se vais ler e aprender com o texto e imediatamente tentar criar rótulos, posições, intrigas, provocações, principalmente de forma agressiva e intensivamente comparativa, releia o texto e evolua. O bem para todos! Sempre!

  73. Autor do texto…?
    Pouco importa, certo?
    Mas percebo que o homem que o escreveu, foi apenas um instrumento…

  74. Este é o Deus que todo ser humano gostaria de ter para se sentir livre nas acomodações de sua prisão. Não há religião. Religião foi criada pelo homem. Religião é o homem buscando à Deus por seus próprios méritos, pela força de seu braço, por barganhas de sacrifícios morais. Mas há o verdadeiro evangelho. Que é a busca deste Deus – não o de Spinoza – mas do mesmo Deus que ele leu e interpretou erroneamente, buscando a homem e libertando-o de si mesmo – sem ele ter feito nada, gratuitamente. Há um grande erro na interpretação do caráter de Deus, sempre existiu. A Bíblia não conta acerca do homem e sua glória, mas do Deus que buscou o homem de sua prisão, mostrou-lhe sua cegueira e abriu seus olhos para algo que Deus mesmo fez, para que no final Deus mesmo seja glorificado. O homem não quer sair de sua prisão, de servir seu deus egoísta. O amor humano é falho porque é egoísta, jamais pode ser perfeito. Então cria “deuses” com caráter parecido para satisfazer seu umbigo. Buscar a verdade não é filosofar e concretizar “que é isto porque gostei disto”. Isso é filosofia individual.

  75. Simplesmente Deus é a natureza, ele não está num livro ou em um testamento. Viemos da natureza e ao morrer retornamos para ela. Estamos no mundo para viver livres e aproveita-lo , Deus não quer que o obedecemos ele quer nos ver viver com aquilo que ele ofereceu e saber do que nós mais gostamos. Não se vê deus, não se imagina deus e não criamos hipóteses misticas sobre sua existência nós sentimos Deus e vivemos com ele o tempo todo. Se acreditar no que Baruch Espinoza disse é ser ignorante então eu prefiro ser um ignorante do que uma parte falsa da natureza de Deus.

  76. Acho muito edificante toda esta discussão, escutei um pregador espírita falando que a diferença é necessária, para nos tirar da comodidade, por que Deus e tão amplo, que não cabe apenas neste texto, mas se faz alguns que se diziam ateus crer nele, já valeu, não importa o nome, a crença, o que vale é ser um ser melhor…luz, paz e bem.

  77. É MUITO BOM SABER QUE O QUE EU PENSO HOJE JA ESTAVA ESCRITO A MUITO TEMPO COMAS MESMAS CARACTERÍSTIC
    AS QUE PENSEI MUITO BOM

  78. Poderia me dizer a referência do texto “deus segundo Spinoza”? Porque NÃO acredito que esse texto seja dele. Relata um deus transcendente, que dá coisa, não vi nada de espinozismo nele.

  79. Marcos, Bom dia…

    “VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO…ACREDITE….”

    Infelizmente , a IGNORÂNCIA É SEGA ….

    Existem pessoas, que não conhecem ou não aceitam o livre-arbítrio….gostam de serem comandadas , de venerar , de

    seguir dogmas, quem sabe, para que no final da sua existência, ela tenha a quem culpar pelos seus…..!

    “Sei também que “EU”… , não sou a Verdade absoluta, mas é o que eu sigo e acredito no DEUS HOMEM …!

    Forte abraço….

    Marcio Morata

  80. LENDO o texto e todos os comentarios…….pergunto……..
    O TEXTO NÃO DEIXOU DE FALAR EM DEUS CRIADOR…….só não falou dos FALSOS CRIADORES DE DEUS ……..é o que sentimos em nossa religião M O N E T A R I A de hoje….bjs

    dunga campo grande /ms

  81. spinoza tirou todas as minhas incertezas a respeito de Deus. sempre fui de querer inteder esse deus e cada vez mais eu ia ficando com duvidas e questoes. tudo isso por causa da dura e insensata politica do homen tentando m fazer acreditar k nasce pecador, tenho problemas inspitituais etc. baseada na razao religiosa e de algumas seitas cm interpretacaoes erradas a respeito d DEUS o criador.Elton

  82. acreditar em Deus é uma necessidade mas nós temos que aceitar a ideia de Espinoza quando ele diz que Deus é encontrado dentro de cada um de nós e sendo assim temos que estabelecer o pensamento de um respeitar o outro e saber viver….

  83. É uma tendência natural do homem; buscar respostas para o desconhecido. E dentre estas; têm surgido as mais diversas, e é claro, que de acordo com os mais diversos pensamento. O homem sempre teve medo do desconhecido; este medo sempre o limitou; sempre o deixou a mercê da religiosidade dogmática, que o manipula inescrupulosamente. Foi assim quando Galileu afirmou, que a terra não era o centro do universo; foi assim quando os navegantes se aventuraram por mares então desconhecidos; foi assim quando Santos Dumont se propôs a navegar um aparelha mais pesado do que o ar… e será sempre que alguém se atrever a contrariar o que a maioria acredita.
    Spinosa foi um grande conhecedor da Bíblia e a expõe de maneira sábia, mesmo ferindo a hipocrisia religiosa. A Bíblia não menciona que o homem ao morrer vai para um inferno de fogo ou para um Paraíso. E muito menos menciona, que o homem tenha uma alma distinta do corpo; que seja imortal. Se formos a números, desde que o homem existe, cerca de 93 bilhões de pessoas viveram e vivem no nosso planeta. Assim, ou havia uma quantidade de almas feitas para serem usadas de acordo com a necessidade, ou têm uma fábrica de almas funcionando para atender a demanda; o que exige um e meio por segundo.

  84. Excelente texto. Leia com detalhe e sentirá uma paz profunda e vontade de viver. Ele mostra o verdadeiro Deus que năo julga nem castiga ele é puro amor. Não precisa acreditar basta sentilo. Através do amor, afeto, carinho, paz, alegria e felicidade sentirá que Deus existe e está dentro de nós. Um abraço e muita luz.

  85. O único problema do Spinoza é não ter acreditado que Jesus é filho de Deus, que veio em carne para este mundo a fim de pagar pelos nossos pecados e garantir a vida eterna depois desta vida. Que Jesus foi morto e sepultado e ressuscitou ao terceiro dia.

  86. Eu sempre pensei que o nosso Deus nunca era ditador que poderia perdoar ou condenar, pelos nossos atos e sim nossos atos é que decidem como somos. Esta visão de Spinoza ou como foi interpretado por alguém faz-me refletir de melhor maneira onde a natureza, liberdade, prazeres, respeito e amor pelo próximo traduz em cada Deus que somos ou melhor a sua semelhança. Parabéns pelo inspirador SPINOZA ou alguém que me fez refletir na minha espiritualidade.

  87. Excelente texto. Cada detalhe da natureza, inclusive cada um de nós, expressa uma fagulha de Deus. Muita luz e harmonia a todos.

  88. Caros Amigos…entrando agora nesse contexto de comentários, para também me posicionar sobre esse conceito de Spinoza, que acabei de receber no Zap..curiosa que sou entrei no Google para saber mais e me deparo com tantos comentários ricos e profundo…sérios e de muita espiritualidade…Sim creio nesse Deus de autonomia e liberdade…de amor e fraternidade..de grandeza e poder …Mas também tenho a consciência que o Ser Humano ainda está em construção e como tal, ainda inabilitado para o livre arbítrio dado por nosso Criador…se assim não fosse não haveria tanta violência e tanta devassa aos direitos do outro.
    A religião limita e muitas vezes aprisiona…mas também e ao mesmo tempo impede erros, contra si e contra o outro…pois só o temor a Deus, pode exercer sobre o homem regras e leis de convivência…senão teríamos uma permanente situação de Sodoma e Gomora…seria um caos…

  89. quanto a Spinoza e suas crenças sobre Jesus, todos temos limites e como tal…limitado também o é

  90. Muito bom!
    O Deus de Spinosa não é opressor. É leve, suave, divino…
    Que alívio!!
    👏👏👏

  91. Achei esse texto com hipocrisia tem algo errado mostra que só existe luz e travas estão neutras aff parece conta de fadas ,mas na realidade as religiões de certa forma tem que existir sim, os seres humanos precisam de um guia , a sociedade não está preparada para tal pensamento o mundo não é bem………
    assim ,se for chegar esse pensamento terão que evoluir muito ainda , nossa incrível que esse texto é bem convincente mas esquece que o mundo em que vive o mal é predominante e essas palavras so são filosofias vans para chegar o conclusão da Inexistência de Deus e a elevasão do tal lucifer “iluminado” e esse é o proposito de satanás que tudo pode dai logo Deus religioso e´ilusão ,, Esse tal spinoza nunca teve um visão espiritual , também vivia pela razão o igual o conceito religioso de Deus e do diabo é uma briga entre
    a fé e a razão.. Só queria saber as resposta desses caras sabichões para os fenómenos sobrenaturais, queria ver eles tendo esperiencias sobrenaturais so pra ver o que iriam dizer com essas filosofias … só acho

  92. Isso é o que eu chamo de visão completamente equivocada de Deus. Ele diz para não acreditar nas Sagradas Escrituras, mas impõe a crença em sua filosofia barata, mentirosa e que levará ao inferno todos aqueles que a seguir até o fim de seus dias. Coloca o ser humano como o ser supremo e infalível, e que não precisa de um Deus que o guie. Desfaz a teoria do plano de salvação amorosamente arquitetado por Deus para nos regatar para si. Exatamente por nos ter criado à sua imagem e conforme a sua semelhança, é que Deus nos quer ligados a Ele. Ele habita no meio dos louvores e por isso o louvamos e o adoramos, para estarmos sempre onde Ele está. Depender de Deus é o que nos fortifica para a vida, para as investidas de Satanás. Deus em sua Palavra Sagrada nos ensina que é bom e agradável que estejamos unidos, que nos amemos, nos consolemos e sejamos solidários uns para com os outros. Quero ver você com uma doença terminal no auge de sua vida olhar para a beleza do universo e pedir ajuda, uma segunda chance e a montanha, a planta, os rios os mares, os animais da terra, do mar ou do ar, lhe responder: Eu sou quem te criou e posso te curar. Só a vontade misericordiosa de Deus é capaz de nos valer, nos dar vida, alegria plena e segurança. Existe céu e inferno, o e aí sim, cabe a teoria do livre arbítrio defendido por B Spinoza, nós escolhemos para onde queremos ir, e para junto de Deus só irá aquele que reconhecer e aceitar a Jesus Cristo, o filho unigênito de Deus, como salvador. Você que postou esse texto satânico de Spinosa, que acha lindo ele dizer que as escrituras sagradas não merecem crédito, duvide, leia as escrituras e peça a Deus que lhe dê discernimento do que nela está escrito, depois compare com essa filosofia satânica que te levará pro inferno. Quem veio ao mundo, sofreu e derramou seu sangue na cruz do calvário foi Cristo. Se esse texto é verdadeiramente de Spinoza, pergunte-se porque vc deve crer nele e descrer da Bíblia, que acreditamos ter sido escrita também por homens, só que homens inspirados po Deus. Analise quem escreveu as duas ciências e de onde veio a inspiração de ambas. qual delas merece crédito, se a que te dá paz, alegria plena, certeza de salvação, ou aquela que te faz um se ególatra, egocêntrico e completamente solitário sem ter um porto seguro onde possa buscar refugio nos momentos mais difíceis de sua vida. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.

  93. Essas utopias humanas criaram vários deuses. Destes o que se diz “nosso” é o mais correto. Senhor de tudo. Dono da bola.
    Castiga, protege os comandados, amedronta os infiéis, patrocina caça as bruxas e várias outras sandices criadas pela ignorância reinante.
    Essas histórias medievais encontram eco até hoje pela firme colocação de que se vacilar se lasca.
    O mundo hoje carece de coisas mais inteligentes. Esse terror era comum na idade média.

  94. esse texto é a prova de que as pessoas preferem ouvir o que parece “legal” ao próprios olhos a conhecer a verdade sobre o próprio Deus. A verdade de Deus é gratuita, mas ela machuca.
    o que é melhor, uma mentira que te satisfaz ou a pior verdade?
    vc é livre pra escolher o que você quiser, mas saiba que você responderá pelas suas escolhas.
    a prova da bondade de Deus é Ele se revelar a nós, nos mostrando o correto de se viver. pq se não, sem saber o que é certo e errado pela visão dele, como poderíamos responder por qualquer coisa? não é uma injustiça, culpar alguém de algum crime sem que essa pessoa saiba que errou?
    esse texto é um apunhado de falácias de alguém que escolheu não conhecer a Deus.
    se espinoza viu toda a beleza no mundo, toda a ordem que existe, como dizer que Deus não é um Deus de ordem? ou você acha que Deus convive com o mal? esse amor (Falso) que Espinosa tanto fomenta no texto não é Deus. O Amor de Deus não é sentimento, é atitude. e Ele Agiu da pior forma para que nós hoje possamos ter plena comunhão com ele. ter vida! alguém tinha que pagar por todos os erros que cometemos, estávamos no caminho do matadouro.. mas Jesus se entregou para morrer em nosso lugar, para que possamos nos conectar novamente com Deus. é essa a verdade que Deus quer contar todos os dias através da criação que ele fez.. toda a criação aponta para um Deus que perdoa qualquer erro de qualquer pessoa, mas que também é justo para castigar todo aquele que não quis ser corrigido. ou você acha que Deus concorda com esse tanto de assassinato, mentira, ganancia, perversão que a gente vê todos os dias no horário nobre da tv?
    tem que ter justiça, tem que ter vingança pela pessoa injustiçada.
    mas, o que Deus diz é o seguinte:
    hoje eu coloco diante de você o bem e o mal. vida e morte.
    se você me obedecer, e cumprir o que eu peço, certamente viverás. mas se seu coração se desviar dos meus mandamentos e fizeres tudo quanto você quiser, certamente morrerás. escolhe pois a vida. (deuteronômio 30:15-19 https://www.bibliaonline.com.br/acf/dt/30/15+16+17+18+19)
    e ainda diz: só eu sei os meus pensamentos a seu respeito, e são pensamentos de paz, e não de mal. (Jeremias 19:11 https://www.bibliaonline.com.br/acf/jr/29/11)

    o mal é a consequência das suas escolhas, uma escolha de viver longe do único Deus, e você não quer que ele julgue a maldade que todos nós fazemos?
    mas uma vez que você escolhe entregar suas vida a Jesus, seus pecados são simplesmente perdoados, porque a morte de Jesus serve como um bilhete dourado para uma nova vida.. uma nova vida que você ainda não conhece.
    agora se você ache tudo isso uma besteira de gente “fanática”, fique à vontade.. vc é o que você escolhe e eu escolhi sair da matrix e viver de verdade.

    Escolhe a vida que Deus te dá, e não os sofismas de alguém ficou vislumbrado pela própria sombra dentro da caverna.

    Saia da Matrix e terá vida plena.
    um feliz 2017 pra vc e sua família e que Deus se revele a você quando você pedir.

  95. A certeza que tenho sobre esse tema, é que não tenho certeza de nada, porém explicações ponderadas norteiam para verdades pessoais mais convincentes. Sobre o Deus de Espinoza eu já o observo a muitos anos, eu sinto assim parecido sei la…Ninguém pode afirmar aqui oque é ou oque não é, agir assim só demostra alienação e ter aquela velha opinião formada sobre tudo.

  96. Eu gostei de muita coisa, só não concordo com quando ele diz que Cristo não é divino.

  97. Sempre pensei assim.

  98. É, aprendi cedo que cada um acredita no “Deus” que tem a capacidade intelectual e moral de aceitar. Não sou estudioso do assunto como muitos de vocês que responderam aqui, mas estive quase toda minha vida (tenho 63 anos) pensando: “E eu? Qual o “Meu Deus”? Até o dia que conheci o texto acima. Tá ai, um texto que bate com o que eu sinto e posso aceitar tanquilamente. Gosto de pensar que Spinoza o teria escrito, pois seria brilhante de sua parte apresentar um Deus impessoal na primeira pessoa, exclusivamente para aqueles que tem dificuldade de entender um “Deus impessoal”! E já que o blog é dedicado à livre manifestação acrescento minha humilde opinião: Para mim os Deuses “pessoais” que a humanidade venera até hoje eram “astronautas”, conforme nos indica Von Daniken. Absoluta necessidade psicológica da pré-maturidade do ser humano. Minha opinião, não me joguem pedras… Hehehe.

  99. Fiquei deslumbrada com a opinião dele sobre Deus, é exatamente assim que penso!!! UAUUUUUUUUUUU ameiiiii esse cara é D++++++++++++

  100. Pessoal, o texto NÃO é de Spinoza

  101. É exatamente como penso e não saberia definir ou entender com tanta simplicidade.
    Gênios são fontes de referência, merecem ser observados.

  102. Para falarmos de Deus temos primeiro que viver Deus. Para vivermos Deus temos que ser totalmente Amor. Se duvidamos de Deus duvidamos de nós mesmos. Deus habita em mim , em você e em tudo. Se crermos entenderemos Deus. Não duvide. Viva Deus em si mesmo.

  103. Eu sempre acreditei e digo se o ser humano se respeitasse e vivesse em harmonia com todos os seres vivo e a natureza. Nós seriamos muito felizes!

  104. Li esse texto pela primeira vez aos 11 anos mas só aos 23 anos vim compreender e realmente seguir. Todos meus amigos e familiares são católicos e assim eu também era porém não estava satisfeito, para mim algo estava errado ou estava faltando. Talvez esse texto nao seja de Spinoza mas ele é exatamente o que eu penso sobre “Deus” e não conseguia expressar em palavras. Agora estou muito em paz.

  105. Sempre tive pensamentos parecidos como este, mas por estar rodeado de cristaos, nunca expressei minhas ideias… Fico muito contente ter encontrado alguem que tem pensamentos deste tipo… Por isto sou grato a tudo que tenho a meu redor…

  106. Se você não encontrar Deus nos olhos de teus filhos, não o encontrarás em nenhum outro lugar. Simplesmente perfeito!!!

  107. Olá Gerson vi sua resposta ao contrário da Rode, no dia 31 de março de 2014 e vi que é assim que me sinto a respeito da Bíblia. Amo a Deus a cima de todas as coisas pois sou grata por ele ter me permitido ver e viver nesse planeta tão maravilhoso e com pessoas e seres tão devercificados onde podemos aprender a cada dia​, o texto é realmente revigorante faz com que muitas coisas tenham​ sentido. Obrigada

  108. Fenomenal

  109. Adorei!!
    Esse é tbm o meu pensamento.A Natureza, a mente e a alma são as nossas conecções com Deus…E o que eu não quero pra mim eu não desejo pro meu irmão…Eu não preciso crer em Deus, eu preciso sentir Deus em mim…nas minhas ações, nas minhas emoções…Ele está dentro de mim, não fora….❤

  110. Sempre pensei assim…mas não o conhecia…

  111. Li atentamente e concordo com muito do que li, más, tenho controversos. Entre os anos de vida 1632-1677 realmente o que existia de Escriturações, que até hoje são acompanhadas por fiéis, apesar de terem ao longo dos anos adulteradas, não condizem com o que hoje entendo ou concebo. Faço esta afirmação no conhecimento adquirido na Escrituração de redenção Universal, que tem o título de Universo em Desencanto. Baruch Espinoza valoriza a natureza e a faz nossa unica forma de ser e viver em plena harmonia. A Escrituração Racional da-nos na verdade, que tudo aqui é fluídico elétrico e magnético, portanto, ilusório, apesar que temos sim como seres humanos, que fomos classificados como animais racionais uma natureza dessa matéria, portanto, de total equilíbrio com ela. O título da Obra é “Universo em Desencanto”, pois, devemos viver sim da melhor maneira e sempre no natural da natureza das coisas, pois, a valoração que temos dado é ilusória e, em nada nos dá de verdadeira satisfação. A satisfação que concordo é que somos parte, isto é, que existem 7(sete) partes do porquê de tudo e de todos, portanto, somos inteiros com a interface com a natureza.

  112. Eu amo esse texto, esse Deus de amor, que não condena, q não julga, eu acredito q eu farei meu próprio julmento pela minha há consciência, eu acredito na reencarnação e na bondade divina de podermos por nossa própria vontade voltar aqui e corrigir o q errei, e acredito na vida eterna é na correção eterna, até q nos tornaremos iguais a Deus pq somos feitos a sua imagem e semelhança.
    Amo esse Deus de amor, que nos deixa livres, Deus não precisa de escravos, ele quer amigos, filhos, amor…
    Respeito todos e todas as opiniões, então espero o mesmo.

  113. Os políticos sempre temeram a filosofia! Amordaçar pensamentos é tarefa difícil, mesmo para o mais hábil carcereiro.
    Obs.: O texto necessita de algumas correções ortográficas pontuais.

  114. Texto atribuído a Spinoza!
    Lendo e re-lendo, por várias vezes esse texto que, pela expressão da forma de se crer em Deus, se mostra contraditório, se tornando com isso algo não crível!
    Vejamos alguns tópicos:
    • “Pare de ficar gritando e batendo no peito…” Frase de efeito clara, objetiva e direta de crítica a uma determinada religião. Ora, não somos livres para fazer aquilo que nos sobrevier?! Então, que eles batam em seus peitos o quanto quiserem, afinal, são livres.
    • “Para de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste…” , mais adiante diz: “como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez?” Sim, os templos em que oramos a Deus foram construídos por nós, mas, não somos criaturas de Deus?! Construímos os templos para termos um local onde reunir, partilhar experiências, aumentar nosso conhecimento em Deus, para ter um local onde possamos obter orientações sobre toda a criação Divina, incluída ai a própria natureza, as montanhas, os bosques, os rios, os lagos, como diz. Para daí, sabedor que tudo é obra e morada do Divino, poder, bem orientados, preservá-las e respeitá-las como merecem.
    • “Para de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo.” Afirmação própria do ateísmo. E continua: “se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, …” Eu pergunto: então o ateu não crê na existência de Deus, portanto não crê nas escrituras, mas acredita piamente que a natureza foi criada por Deus?! Mas, ele não acredita em Deus!! E agora??
    Poderia apontar outros pontos contraditórios, mas fico por aqui para ponderar algumas verdades que o texto traz.
    Verdade que Deus criou o ser humano livre e dono de suas vontades. Verdade que o AMOR deve ser o balizador de nossas vidas. Verdade que para eu crer em Deus, preciso acreditar que ele exista em mim antes de tudo. E, absoluta verdade que não devemos ser aculturados por métodos ditatoriais que nos façam acreditar na imposição de “artimanhas de manipuladores”.
    Portanto, entendo que o texto não deve mesmo ter sido escrito por um pensador do “calibre” de Spinoza, mas sim por alguém qualquer que apenas juntou frases soltas na tentativa de promover uma filosofia liberta. Não foi muito feliz.

    • Você se prendeu ao livro arbítrio pra refutar o texto que tenta justamente propagar as livres decisões. A ideia de seguir esses divinos protocolos que nada acrescentam, sao apenas instrumentos de propagação de uma ideia, estruturas que remetem a falsa ilusão de grandeza, sucesso, marketing, a motivação nunca foi sua, foi da ideia doutrinada, instinto de sobrevivência manipulado…

  115. Não a toa é admirado por um crânio Einstein . É isso que sempre desde que me entendo por gente penso

  116. Li alhures q tais palavras não são ipsis literis de Spinoza, mas é um condensado feito do pensamento de spinoziano.
    Assim, não existiria uma obra específica contendo tais palavras.
    A conferir.

    • Pois é, mas nem precisa conferi essa informação, pq o que vale é a mensagem que tais palavras nos remete a refletir…profundas e simplesmente libertadora dos dogmas condicionados em nossa mente.

  117. Um homem visionário e inteligente.
    Espiritualizado e voltado à vontade de Deus.
    De invejável visão sobre a vida e o prósito divino.

  118. A par dessa ORAÇÃO maiúsculo de Espinosa, pela semelhança juntaria a denominação de Divino Alquimista atribuída ao sistema involuntário por Paracelso… Pois enquanto o homem dorme ou trabalha esse sistema D.A. transforma o “alimento” em energia mental.

  119. Nossa . esse é o cara, nunca ouvi nem li tão sábias palavras

  120. Isso muda todo um conceito que você recebe desde pequeno seguindo uma ou outra religião. Nunca tinham me falado sobre Spinoza…o cara é um gênio…minha dúvida seria quanto aos milagres de Jesus Cristo na Terra…que acredito ser tb pura verdade…além da vida, natureza, o ser humano que são milagres de Deus…abraço

  121. Grato p mensagem.Motivadora de estudos e reflexões sobre as variadas formas de manipulação e domínio que se impõem sobre as massas menos atentas.Difusão de idéias assim é semear clareza na proposta do bem comum.Que haja mais paz e liberdade no nosso planeta.

  122. Qual seria a visão do Baruch ao ler os livros de Kardec? Observem que nenhum filósofos tangenciam as argumentações espíritas fundamentais como o espírito e a reencarnação e a lei de causa e efeito nas suas obras.

  123. Sob o olhar da teoria quântica que nos diz que no mundo microscópico em ultima instãncia tudo é energia,aceito as definições de Deus como colocadas por Espinoza.Deus está presente no menor grão de areia,na mais ínfima semente,em todo Universo e principalmente no coração do ser humano !

  124. graças a deus encontrei alguma coisa que se me salva da pedofilia e do narcotrafico

  125. Há algo que não entendi no autor.
    Primeiro ele credita-me:
    Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez? Então eu posso tudo, inclusive crer Nele.

    Aí depois ele debita-me:
    Pára de crer em mim – crer é supor, adivinhar, imaginar.

    Então já não posso mais crer?

    Deu um nó em meu cérebro ainda de primata…

    Eu acredito que cada ser tem a sua verdade e a verdade maior para mim é respeitar a verdade do outro.

  126. Muito bom!! O raciocínio filosófico.
    E Deus não está em templos luxuosos e frios construídos por mãos humanas.

  127. Lamentável…que pena que pessoas ainda acreditam e sigam essa filosofia de um excomungado do século XVII…banido do Judaísmo e Cristianismo…,deixam de acreditar na Bíblia Sagrada composta por 66 livros, que foi escrita em um período de 1500 anos por mais de 40 pessoas inspiradas pelo Criador, entre elas Moises, Josué, Davi, Paulo, Pedro discípulo, etc…, e creem num pensamento individual de um único homem fantasioso… que cria um deus segundo sua vontade, e mistura o divino com o profano. Sigam essa filosofia, e quando partirem dessa vida e se depararem com o Criador do outro lado e Ele lhe perguntar: Em quem você acreditou e seguiu quando coloquei você nesse planeta? na minha Palavra e nos meus Profetas ou em algum filosofo ateu?…a resposta a essa pergunta traçará o caminho que vai viver na eternidade. Há um só Deus, e um só mediador entre Ele e os seres humanos, e o nome dele é JESUS.

  128. Perfeito, o autoconhecimento já havia me revelado essas verdades. Sinto-me agraciado.

  129. A religião foi e ainda é um mal necessário para freiar os ímpetos mais vis do ser humano. Mas gostaria de que um dia não precisassemos mais dela, pois teríamos evoluído, guiados pela ética e pela moral. Eu sou mais do Deus de Espinoza. Com suas manifestações naturais e suas maravilhas espontâneas.

  130. Demorei toda minha vida para entender onde achar DEUS e hoje eu sei onde que ele está.
    Dentro de mim!

    Parabéns pelo artigo.
    Agradeço!!!

  131. Sempre me incomodou a concepção de ter medo de DEUS, temer o ser superior. Se as pessoas começarem a ver DEUS como sugere SPINOZA, estaremos resolvendo os mais antigos e duros embates das nações do planeta. Lindo pensar assim

  132. Estudo Spinoza faz um tempo e não reconheci nessa lista de recomendações divinas as proposições do filósofo. De que livro dele você as tirou?

  133. Eu sabia que sabia mas pensava que não sabia…observar, sentir, refletir ainda é o melhor jeito a luz da lucidez da minha meia verdade da vida pelo rio do tempo do meu aqui e agora da minha vida… Ou vidas???

  134. Viva Espinosa, a religião é criação do homem para seus interesses.Qual era a religião de cristo?

  135. Cobra criada esse Espinosa, é o que acho.

  136. Concordo com Espinosa.Maravilhoso.

  137. Isso é totalmente sem sentido, Pura Heresia, como alguém tem coragem de seguir esse ensinamento

  138. EXCELENTE!

  139. Allan Kardec, afirma alguns pontos em o Livro dos Espiritos e, em o Céu e o Inferno, primeiro coloca que:”Como um Deus soberanamente jystove, bom poderia condenar qualquer um de seus filhos ao fogo eterno se nós mesmos sendo maus não deixaríamos um de nossos filhos um dia inteiro dentro de um quarto escuro sem comida e, água. Ora se nós mesmo aqueles mais maus não fariamos isso, imaginem Deus que é todo bondade; como condenaria um filho a viver eternamente condenafo ao fogo do Inferno”! E ainda coloca identicamente em o Céu e o Inferno:”Não existe um lugar exato no universo que possa se afirmar que se encontre um “inferno”, céu ou inferno são uma questão unicamente pessoal, você estará no céu desde que faça da sua vida um mundo de bonanças que te tragam um estado espiritual paradisíaco e, você estará em um inferno desde que sua vida seja uma totalidade de atos de maldade; ninguém está fadado a penar eternamente num inferno, qualquer um pode recomeçar e, se modificar no seu tempo e, se tornar um ser ditoso como os bons espíritos!” O pensamento de Espinoza coaduna com o pensamento de Allan Kardec, se é que o texto é realmente de Espinoza o que não vem ao caso, já que é um texto de grande valia. Porém a uma grande e, lo ga distância entre o pensamento de Kardec e, de Espinoza; Kardec em seus ensinos diz-no claramente que Jesus Cristo é realmente o Filho de Deus, O Caminho, a Verdade e, A Vida e, que ninguém vem ao Pai se não por Ele”! Essa é a grande diferença entre ambos. Prefiro ficar com o Liones do seculo 19 do que com o Holandês do século 17. Mas sem duvida nenhuma é um texto belíssimo e, digno de introspeção! Ainda faz-nos lembrar do Faraó Aknaton que foi antes mesmo dos judeus o primeiro a crer num Deus Único e, a defender a idéia de que Deus está dentro de nós; isso a 14 mil anos antes do Cristo Jesus! Com certeza Espinoza, foi um dos precursores do pensamento rozacruciano e, massonico.

  140. O primeiro passo Spinoza já deu: separou deus das religiões, excelente, cabe agora a nós, entendendo dessa forma, separarmos deus dos humanos, e finalmente livres, sem religiões nem deus, sermos senhores únicos das nossas vidas e sem destinos preconcebidos e sempre em busca da superação!

  141. “como diria a filósofa brasileira, Aracy de Almeida, é muito fokilori, né meu bem? Ler o Sermão da Montanha que é o que importa, ninguém quer”.

  142. Então, eu participei ativamente do catolicismo por mais ou menos 13 anos, mas eu sempre senti dentro de mim que sempre teve algo mais, nunca entendi muito bem o que acreditar, sobre a religião e sobre a Bíblia, tinha medo de ir contra ao que tinha q ser “obrigado” a crer. Vi muitas pessoas falas nos pátios da igreja, mas vi também muitas pessoas boas de coração, a Bíblia tem muito conteúdo retórico, mas também tem muita palavra de conforto e paz que faz bem ao coração. Hoje eu decidi me abdicar da religião e viver de maneira agradável a mim, a minha família e aos meus próximos, procuro sempre fazer o bem, tratar as pessoas com carinho e ser sincero nos meus sentimentos, estou em grande fase de adaptação com esse novo “estilo” de vida. Spinoza me mostrou um lado que nunca tinha visto, muito obrigado!

    E nesses 13 anos de catolicismo eu vi um homem que viveu exatamente como Spinoza disse, Cristo!
    Desde já, paz e bem!

  143. Essa idéia de as pessoas terem de que é surpreendente alguém ter “dito algo em séculos anteriores que ainda faz sentido” se deve justamente por não se compreender o quem é o conhecimento, existe uma verdade que é imutável e eterna, portanto; qualquer pessoa de qualquer época poderia acessar alguma fagulha desta verdade que sempre existiu,sendo assim não se sujeita a cronologia humana. (já que não podemos ter nada pleno por conta da limitação finita)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s